2023-02-07T00:00:00+00:00
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Fotografia ©Inês Galvão Teles

Corpo Espaço Luz  nasce do encontro improvisado em palco, entre duas pessoas que comunicam entre si: uma através do Corpo; a outra através da Luz.
O Espaço, criado pelo silêncio, é a base para um entendimento mútuo que só se alcança escutando ativamente o outro.
Sem que exista um tema pré-definido ou qualquer orientação prévia, os momentos que surgem são, por isso mesmo, irrepetíveis.
Corpo Espaço Luz é uma performance que solicita, somente, a disponibilidade, tanto dos artistas como do público, para observar e vivenciar a unicidade do momento, materializado pelo corpo e pela luz em movimento.

Sobre o projeto 
A fase de exploração de Corpo Espaço Luz teve o seu início em 2021, como parte integrante do projeto Silêncio (2020), de Marina Nabais.
O projeto Silêncio surgiu como uma necessidade urgente de parar e refletir sobre a pesquisa em ação na área do movimento/dança, após um longo período intenso de produção artística nos anos anteriores.
É, simultaneamente, um espaço de partilha que materializa um lugar de não-reação, de ação voluntária, sensível e consciente.
A procura e o encontro com uma medida certa de esforço tornam este projeto o culminar de uma investigação já desenvolvida noutras criações e na tese de Mestrado em Teatro do Movimento de Marina Nabais.
Este projeto é um apelo à suspensão, uma vivência do estado de imprevisibilidade no qual composição em tempo real e meditação se unem. A dramaturgia é dada por uma postura, que é social e política, de silêncio, um parar dinâmico nos dias de hoje em que aceleração é a palavra de ordem.
O projeto Silêncio subdivide-se em 4 ações: a conferência coreográfica Silêncio Espaço Movimento, a performance Corpo Espaço Luz, a performance Afinar o Silêncio e as instalações de vídeo Excertos de Afinar o Silêncio.
Em 2022, pretende-se consolidar o trabalho iniciado com Corpo Espaço Luz, criando uma oportunidade para o desenvolvimento do processo de pesquisa e de experimentação.
Embora o processo tenha sido iniciado em 2021, com uma apresentação única na Biblioteca Municipal de Marvila, a fase embrionária em que se encontrava impediu que o projeto fosse difundido e apresentado ao público noutros contextos. Assim, dar-se-á o espaço necessário para que Corpo Espaço Luz possa ser aprofundado.

Ficha técnica
Co-criação Marina Nabais e Miguel Cruz
Performance movimento e figurinos Marina Nabais
Performance luz Miguel Cruz
Registo de vídeo Eva Ventura Ângelo
Produção executiva Marina Nabais Dança, Associação Cultural
Consultoria cultural Sara Santana

Duração 2h
Público-alvo Jovens, estudantes, adultos, comunidade educativa

Datas e horários
16 de novembro | 15h30

Local Fórum Romeu Correia, Almada (integrado na Mostra de Teatro de Almada 2022)

Mais sobre projeto Silêncio