Projeto Silêncio (2020/2022) 2022-09-09T10:03:06+00:00

Project Description

Fotografia © Marina Nabais

PROJETO SILÊNCIO

O projeto Silêncio surgiu em 2020 como uma necessidade urgente de parar e refletir sobre a pesquisa em ação na área do movimento/dança, após um longo período intenso de produção artística nos anos anteriores.

É, simultaneamente, um espaço de partilha que materializa um lugar de não-reação, de ação voluntária, sensível e consciente.
A procura e o encontro com uma medida certa de esforço tornam este projeto o culminar de uma investigação já desenvolvida noutras criações e na tese de Mestrado em Teatro do Movimento de Marina Nabais, e que se redefine através de uma nova viagem e de uma nova pergunta.
Este projeto não pretende ser mais um espetáculo; é, antes, um apelo à suspensão, uma vivência do estado de imprevisibilidade no qual composição em tempo real e meditação se unem.
A dramaturgia é dada por uma postura, que é social e política, de silêncio, um parar dinâmico nos dias de hoje em que aceleração é a palavra de ordem.
A sua materialização começou curiosamente em Fevereiro de 2020 e irá continuar nos próximos anos sob a forma de encontros de pesquisa, partilha e performance unindo profissionais das artes performativas (nacionais e internacionais), profissionais de outras artes e não profissionais respondendo, em conjunto, à pergunta: que movimento existe na imobilidade e que dinamismo existe no parar?

O projeto Silêncio subdivide-se em 4 ações: a conferência coreográfica Silêncio Espaço Movimento, a performance Corpo Espaço Luz, a performance Afinar o Silêncio e as instalações de vídeo Excertos de Afinar o Silêncio.

Ficha técnica 
Direção artística e coreográfica, interpretação e pesquisa Marina Nabais
Coreografia, interpretação e pesquisa | parceria internacional BARINAMO / Bari Kim e Namo Joo
Espaço cénico Sara Franqueira
Desenho de luz Miguel Cruz
Fotografia Inês Galvão Teles
Realização e montagem documentário Eva Ventura Ângelo
Consultoria e apoio à comunidade Joana Mealha
Produção Marina Nabais Dança, associação cultural
Apoios Alkantara, BARINAMO project, Câmara Municipal de Almada, Convento dos Capuchos, Eira Teatro da Voz, Polo Cultural Gaivotas | Boavista, Ponto de Encontro

Sessões realizadas
Teatro da Voz (Lisboa)-  Workshop Fluid Body com Bari Kim e Namo Joo – 17 a 21 de fevereiro de 2020
Ponto de Encontro (Almada) –Performance Fluid Body com Bari Kim, Marina Nabais e Namo Joo – 22 de fevereiro de 2020
Residência Seoul Dance Center Poetree, Coreia do Sul, Garganta de La Olla, Espanha e Polo Cultural Gaivotas, Portugal (online) – 09 a 14 de novembro de 2020
Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira (Moita) – Oficina Silêncio (formação com público sénior) 16 de junho de 2021
Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira (Moita) – Oficina Silêncio (formação com a comunidade educativa) – 17 de junho de 2021
Convento dos Capuchos (Almada) – Oficina Silêncio (formação com público sénior feita com os integrantes do Curso de Teatro da Universidade Dom Sancho I) – 17 de novembro de 2021
Convento dos Capuchos (Almada) – Oficina Silêncio (formação com a comunidade educativa) – 12 de novembro de 2021 (integrado na Mostra de Teatro de Almada)

SILÊNCIO ESPAÇO MOVIMENTO

Esta conferência coreográfica pretende estar no lugar da observação de processos coreográficos.

Como se pode pensar o movimento, como se inicia uma criação de uma performance?
Apresentado com pequenos capítulos em que o corpo habita o lugar da reflexão, sempre num diálogo reflexão-ação , este objeto artístico surge com a necessidade de parar, de criar partindo de um lugar mais contemplativo, tentando perceber a matéria do movimento ela própria.

Silêncio Espaço Movimento é uma performance com discursos em paralelo: discursos do corpo, discursos da mente e discursos plásticos, que se complementam, convergem, divergem, dissociam , associam e silenciam.
Propõe-se uma experiência a solo do sentir, do pensar, dando pistas para o desenvolvimento de técnicas de movimento interiores.

Ficha técnica 
Conceção, direção artística, textos, interpretação e imagem Marina Nabais
Sonoplastia João Ferro Martins
Figurinos Marina Nabais com a colaboração de Modistas de Lisboa
Operação/assistência técnica Mila Cardoso
Fotografia Inês Galvão Teles
Design Gráfico André Ferreira
Apoios Biblioteca de Marvila, Câmara Municipal de Almada, Centro de Experimentação Artística – CEA, Convento dos Capuchos, Fundação Oriente, Polo Cultural Gaivotas | Boavista e Teatro da Garagem

Duração 45min
Público-alvo M/8 anos

Sessões realizadas
Museu do Oriente (Lisboa) – Performance com Marina Nabais com vídeo de Eva Ventura Ângelo – 23 de abril de 2021
Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira (Moita) – Performance com Marina Nabais com vídeo de Eva Ventura Ângelo – 18 de junho de 2021
Ponto de Encontro (Almada) – Performance com Marina Nabais com vídeo de Eva Ventura Ângelo – 20 de novembro de 2021 (integrado na Mostra de Teatro de Almada)

CORPO ESPAÇO LUZ

Performance para movimento e luz

Corpo Espaço Luz  nasce do encontro improvisado em palco, entre duas pessoas que comunicam entre si: uma através do Corpo; a outra através da Luz.
O Espaço, criado pelo silêncio, é a base para um entendimento mútuo que só se alcança escutando ativamente o outro.
Sem que exista um tema pré-definido ou qualquer orientação prévia, os momentos que surgem são, por isso mesmo, irrepetíveis.
Corpo Espaço Luz é uma performance que solicita, somente, a disponibilidade, tanto dos artistas como do público, para observar e vivenciar a unicidade do momento, materializado pelo corpo e pela luz em movimento.

A fase de exploração de Corpo Espaço Luz teve o seu início em 2021, como parte integrante do projeto Silêncio (2020), de Marina Nabais.
Em 2022, pretende-se consolidar o trabalho iniciado com Corpo Espaço Luz, criando uma oportunidade para o desenvolvimento do processo de pesquisa e de experimentação.
Embora o processo tenha sido iniciado em 2021, com uma apresentação única na Biblioteca Municipal de Marvila, a fase embrionária em que se encontrava impediu que o projeto fosse difundido e apresentado ao público noutros contextos. Assim, dar-se-á o espaço necessário para que Corpo Espaço Luz possa ser aprofundado.
Corpo Espaço Luz será apresentado em 2022 no âmbito da Mostra de Teatro de Almada, no Fórum Romeu Correia, dias 15 e 16 de novembro, pelas 21h30.

Ficha técnica
Co-criação Marina Nabais e Miguel Cruz
Performance movimento e figurinos Marina Nabais
Performance luz Miguel Cruz
Registo de vídeo Eva Ventura Ângelo
Produção executiva Marina Nabais Dança, Associação Cultural
Consultoria cultural Sara Santana

Duração 50min
Público-alvo M/6 anos

Sessões realizadas
Biblioteca de Marvila (Lisboa) – Performance com Marina Nabais e o desenhador de luz Miguel Cruz – 08 de maio de 2021

AFINAR O SILÊNCIO

Bari Kim e Namo Joo convidam Marina Nabais para uma performance de improvisação, após o seu workshop FLUID BODY.
Cada um a solo, numa investigação que é parte integrante do projeto Silêncio, esta performance apresenta-se como um espaço de escuta e de questionar o lugar do performer e do público.

Ficha técnica
Interpretação Bari Kim, Namo Joo e Marina Nabais
Apoios Câmara Municipal de Almada, Câmara Municipal de Lisboa/Polo Cultural das Gaivotas, Ponto de Encontro, Cacilhas, Teatro da Voz/Eira

Duração 60min (seguido de conversa com o público)
Público-alvo M/8 anos

EXCERTOS DE AFINAR O SILÊNCIO

3 instalações de vídeo de algumas investigações-performances já desenvolvidas.

Fluid Body | 12 min | performance 3 solos de improvisação, com base no workshop de Fevereiro de BARINAMO. Apresentado no Ponto de Encontro a 22 de Fevereiro. Com Bari Kim, Marina Nabais e Namo Joo e realização de Eva Ventura Ângelo.

Micélio | 30 min | solos em confinamento – com base no período de aulas online, as participantes do Laboratório realizaram pequenos vídeos-dança em suas casas. Com Carolin Hempel, Filipa Fernandes, Filipa Leite, Inês Galvão Teles, Joana Mealha, Margarida Figueiredo, Nádia Nogueira, Olívia Sousa Correia, Susana Mourão, Tilda Nascimento.

Poetree | 15 min | vídeos desenvolvidos a partir de uma residência artística internacional online, apresentado no Seoul Dance Center, organizado por Bari kim (KOR) e Namo Joo (KOR), com a presença destes artistas, de Vio Leta, e de Marina Nabais, cujo vídeo foi feito por Tiago Melo Bento.

Ficha técnica
Direção e edição final da matéria Marina Nabais
Apoios Câmara Municipal de Almada, Convento dos Capuchos

Duração 60min
Público-alvo M/8 anos

Sessões realizadas
Convento dos Capuchos (Almada) – 21 de novembro de 2020 (integrado na Mostra de Teatro de Almada)
Convento dos Capuchos (Almada) – Vídeo-instalação – 05 e 06 de fevereiro de 2021