Micélio (2020) 2022-09-12T15:22:39+00:00

Project Description

Micélio

Micélios são fungos que estabelecem uma rede de contactos entre si, comunicando e passando informação. É desta forma que as árvores comunicam, se entreajudam e mantêm o seu equilíbrio. No corpo temos a fascia, que em forma muito se assemelha com micélios. É muito curioso como o ser humano desenvolveu um sistema de comunicação idêntico, a Internet.

Este projeto é uma metáfora de consciência e ligação do uno e do múltiplo, através da observação destes padrões semelhantes. Neste sentido, ir-se-á abordar a consciência de que no corpo, na natureza, e nas comunidades tudo está ligado. Aqui impõe-se a partilha de conceitos e experiências onde os próprios participantes contribuem para a criação deste trabalho.

Micélio é também o nome dado ao laboratório realizado por Marina Nabais com os participantes da comunidade no ano de 2020. Houve diversos encontros em formato online, mas também em formato presencial, sobretudo no Convento dos Capuchos.

Ficha técnica
Realização e montagem vídeo Eva Ventura Ângelo
Preparação, direção e realização laboratório Micélio Marina Nabais
Participantes António Figueiredo, Carolin Hempel, Filipa Fernandes, Filipa Leite, Joana Mealha, Margarida Figueiredo, Nádia Nogueira, Rosa Leite Ferreira, Susana Mourão e Tilda Nascimento
Música original Guilherme Calegari
Produção Executiva João Moreira
Produção Marina Nabais Dança, associação cultural
Apoios Câmara Municipal de Almada e Convento dos Capuchos, Almada

Os laboratórios de dança e movimento são desenvolvidos anualmente. Neles é explorado o movimento contemporâneo, privilegiando o desenvolvimento da técnica de dança tendo como base a ligação entre o movimento de chão e vertical, o relaxamento ativo, o estímulo energético e a relação espaciotemporal.

Ao longo das sessões é construída uma partitura tendo como base um determinado tema que dará origem a um projeto artístico final, construído pelo grupo de participantes e sob orientação de Marina Nabais.

Sessões realizadas
Online e sessões presenciais no Convento dos Capuchos (Almada) – março a setembro de 2020
Convento dos Capuchos (Almada) – Apresentação ao público – 26 de setembro de 2020
Online – Apresentação do projeto coletivo Micélio, com vídeo de Eva Ventura Ângelo e direção coreográfica de Marina Nabais – 23 de janeiro de 2021
Ponto de Encontro (Almada) – Apresentação do documentário e do vídeo do projeto com vídeo de Eva Ventura Ângelo e direção coreográfica de Marina Nabais –  18 de dezembro de 2021