Oficinas 2022-09-12T11:45:07+00:00

Oficinas

As oficinas de dança têm como objetivo divulgar a dança contemporânea junto da comunidade, e, de uma forma lúdica, dar a conhecer o corpo, o movimento, viajar um pouco através da história da dança e aproximar gerações.

Estas formações destinam-se a várias idades, circulam em contextos diversos e podem se adaptar a teatros, museus, salas experimentais. Podem ser apresentadas numa só sessão, ou em várias sessões, ser ou não apresentadas em contextos de espetáculos. Destinam-se ao público geral e à comunidade educativa.

Existem outras oficinas que não constam nestas descrições; em caso de interesse contacte-nos.

Pequenos Poemas – Formação com a comunidade educativa

No âmbito do projeto Pequenos Poemas Lá Fora (PPLF) é proposta uma formação dirigida à comunidade educativa. Esta formação é de cariz teórico-prático na qual são analisados os vídeo-poemas A Vida da Semente e Janela das Sensações e transmitidas, aos educadores, ferramentas sobre dança para que esta aprendizagem seja integrada nos conteúdos programáticos.

No seguimento da formação, deverão ser implementadas atividades com os alunos a partir de diretrizes oferecidas pela equipa artística, com o objetivo de explorar os conteúdos dos vídeos-poemas. As atividades, embora dinamizadas pelos educadores, são orientadas por um guião disponibilizado pela equipa que contém sugestões de exercícios e pistas de reflexão. A fase de implementação será acompanhada por Marina Nabais ou Carla Ribeiro que irão disponibilizar um número de horas fixo para esclarecer dúvidas durante o processo de implementação. No final, será feita uma avaliação de resultados com os professores.

Em etapas anteriores do projeto, foram, também, desenvolvidas formações no âmbito de Pequenos Poemas do Agora (PPA) e Pequenos Poemas do Agora – Lab (PPA-Lab). Mais sobre PPA e PPA-Lab aqui.

Orientação Marina Nabais, Carla Ribeiro
Duração total da formação 8h (formação passível de ser creditada)
Implementação das atividades Ao longo de 3 meses (idealmente)
Público-alvo Educadores do 1º ciclo

Formações realizadas

Oficinas PPL
Escola Básica do 1º ciclo de Budens (formação para professores do 1º ciclo de Vila do Bispo) – 07 e 08 de março de 2022
Teatro Aveirense (formação para professores do 1º ciclo de Aveiro) – 17 e 18 de março de 2022

Oficinas PPA-Lab
Museu do Douro/Espaço Miguel Torga (formação para a equipa do Museu do Douro e professores do 1º ciclo de Sabrosa e Peso da Régua) – 28 e 29 de janeiro de 2022
Antiga Escola do Serominheiro – Centro Social, Cultural e Recreativo do Rogil (formação para professores do 1º ciclo do Rogil) – 07 e 08 de fevereiro de 2022
Colégio Cesário Verde (formação para alunos do 1º ciclo) – 01, 02, 13, 14 e 15 de fevereiro de 2022
Biblioteca do Centro Escolar de Sabrosa (apresentação dos alunos do 1º ciclo de Sabrosa) – 12 de abril de 2022
Centro Escolar da Alameda/Teatrinho Reguense (apresentação dos alunos do 1º ciclo do Peso da Régua) – 12 de abril de 2022

Oficinas PPA
Escola Básica do Castelo, Escola Básica Sarah Afonso e Escola Básica Maria da Luz de Deus Ramos (formação para professores do 1º ciclo de Lisboa) – setembro e outubro de 2020

Poemas em Movimento

Poemas em Movimento corresponde a uma das atividades nucleares do espetáculo Em Branco.

Neste lugar Em Branco, partilha-se um espaço de intimidade através do movimento, em que se convida a entrar num tempo desconhecido, com propostas de exploração de temas inerentes a este sítio tão particular. Investiga- se a solo, em pares e em grupo, até se chegar a uma pequena composição coletiva.

Orientação Marina Nabais
Duração 1h30/2h00
Público-alvo Oficina intergeracional, M/6 anos

Impro-wise

Sessões de improvisação em dança, onde o movimento é a base da pesquisa e criação.

A primeira parte é composta por um aquecimento dirigido, que desperta a atenção sobre o corpo, o espaço, o tempo e os restantes participantes, na procura de um sentido de colectivo. De seguida, são dadas um conjunto de tarefas/propostas relacionadas com alguns temas da improvisação que terá lugar logo de seguida, em formato aberto, e com música ao vivo.

Estas sessões têm um princípio, meio e fim, não sendo por isso necessário ter participado em sessões prévias. Destinam-se a todos os interessados (e curiosos) em movimento, dança, teatro e técnicas de improvisação.

Nível aberto a todas as formações.

Orientação Marina Nabais
Calendário e local Mais informações a partir de dezembro de 2022
Público-alvo Todas as idades
Preços Sob consulta por e-mail

Oficina De Seda

Esta oficina é uma partilha de um processo coreográfico do espetáculo De Seda. A coreógrafa Marina Nabais convida os participantes a entrarem num universo muito particular, onde movimento, espaço e som se encontram num único objeto artístico.

Mais informações em De Seda (2015)

Oficina com Livros

Oficina prática, dirigida a crianças, adolescentes e famílias, que tem como objetivo levar a descobrir o livro, enquanto objeto vivo e mutável e sujeito a múltiplas formas de abordagem. Tem como base o espetáculo Corpo-Mapa-Livro.

Mais informações em Corpo-Mapa-Livro (2016)

Oficinas desenvolvidas com o Serviço Educativo do Museu do Douro

Desde 2011, Marina Nabais tem vindo a colaborar com o Serviço Educativo do Museu do Douro, dirigido por Marisa Adegas e Samuel Guimarães.
Esta colaboração assenta em propostas de desenho e construção de oficinas para escolas com as quais o SE trabalha ao longo do ano, bem como numa reflexão e partilha de ferramentas na área do movimento/dança para a equipa e, também, para a comunidade educativa desta região.