Oficinas 2020-05-08T12:24:27+00:00

Oficinas

As oficinas de dança têm como objetivo divulgar a dança contemporânea junto da comunidade, e, de uma forma lúdica, dar a conhecer o corpo, o movimento, viajar um pouco através da história da dança e aproximar gerações.

Estas formações destinam-se a várias idades, circulam em contextos diversos e podem se adaptar a teatros, museus, salas experimentais. Podem ser apresentadas numa só sessão, ou em várias sessões, ser ou não apresentadas em contextos de espetáculos. Destinam-se ao público geral e à comunidade educativa.

Existem outras oficinas, que não constam nestas descrições, em caso de interesse contacte-nos.

Tolde – Oficina visita à Exposição

Douro: Matéria & Espírito

Esta oficina é parte integrante de uma encomenda do Serviço Educativo do Museu do Douro, com vista a criar uma dinamização das visitas ao museu pelas escolas.

Partindo de um tolde – pano comprido que serve para a apanha das azeitonas – fazemos um percurso pelo Museu. Através da transformação deste objeto em terra, rio, margens, montanhas, mar, fazemos uma pequena viagem sempre a ele ligados, a esta região e a toda a sua realidade local.

Público alvo | 1º e 2º ciclos, famílias

Duração | 1 hora

Criação de Marina Nabais

Orientação de equipa do Serviço Educativo do Museu do Douro

Equipa do Serviço Educativo | Marisa Adegas, Samuel Guimarães, Sara Monteiro, Susana Rosa, Filipe Marado

Para mais informações: https://www.facebook.com/museudodouro/

A colaboração entre Marina Nabais e o SE do Museu do Douro, iniciou-se em 2010, com a coordenação de Samuel Guimarães, e continua até ao presente momento, com formações à equipa do Museu, formações à comunidade escolar, oficinas em contexto escolar, e mais recentemente em colaboração com o Museu de Lamego.

Fluid Body

Workshop Body-Mind Centering® e Poong-gyung

Após a sua vinda em julho de 2019, a dupla BARINAMO regressou em fevereiro de 2020 para  aprofundar o tema do corpo e o movimento baseado na abordagem Body-Mind Centering® e no Poong-gyung*.

O workshop foi criado a partir da pesquisa destes dois artistas – Fluid Body – que incide na fluidez do corpo e do movimento, para encontrar o movimento integrado e o estado corporal, contemplando a improvisação, anatomia experiencial e padrões de desenvolvimento.
Os participantes tiveram experiências de qualidade de movimento fluido, abrangendo o espaço interno e externo através do movimento, dança,
toque, voz, partnering, escrita e discussão.

*. POONG-GYUNG tema artístico de BARINAMO – o corpo como um espanta-espíritos (Poong-gyung) – “A Dança é exprimida pelo que é ou está.”

3 solos  com Bari Kim, Marina Nabais, & Namo Joo

Ao final do workshop, os três artistas se encontraram para partilhar os seus solos num evento conjunto.

Calendário

Workshop BARINAMO: 17 a 21 de Fevereiro 2020 – 10:00-13:00Teatro da Voz, Lisboa

Performance Bari Kim, Marina Nabais e Namo Joo: 22 de Fevereiro 2020 – 16h00, Ponto de Encontro, Cacilhas

Sobre BARINAMO
Desde 2013, Bari Kim e Namo Joo têm trabalhado como dupla de artistas, BARINAMO, e mudaram a base de Seul, uma cidade dinâmica para a ilha de Jeju, rodeada pelo mar na Coreia do Sul. Eles queriam experimentar a sua vida e arte profundamente com o seu próprio caminho para além do fluxo forte da arte urbana contemporânea.
Atualmente estão a experimentar uma vida sustentável, arte e dança; comer da sua produção agrícola / dançar a partir da meditação / viajar a partir de ficar / ser do fazer / fazer do ser.  BARINAMO trabalham de forma colaborativa para pesquisar e criar movimento e abrangem uma ampla gama de pesquisa de corpo / movimento, trabalho de improvisação, instalação e trabalho de vídeo, internacionalmente. Formaram-se na Universidade Nacional de Artes da Coreia do Sul e são certificadas como Somatic Movement Educator (SME) do Body-Mind Centering® (BMC).

www.barinamo.blogspot.com
www.facebook.com/bariandnamo

www.instargram.com/barinamo

Poemas em Movimento

Poemas em Movimento corresponde a uma das atividades nucleares do espetáculo Em Branco.

Neste lugar Em Branco, partilha-se um espaço de intimidade através do movimento, em que se convida a entrar num tempo desconhecido, com propostas de exploração de temas inerentes a este sítio tão particular. Investiga- se a solo, em pares e em grupo, até se chegar a uma pequena composição coletiva.

Público-alvo | oficina intergeracional, para maiores de 6 anos

Duração | 1h30m/2h

Orientação de Marina Nabais.

Para mais informações: Agenda

Impro-wise

Sessões de improvisação em dança, onde o movimento é a base da pesquisa e criação.

A primeira parte é composta por um aquecimento dirigido, que desperta a atenção sobre o corpo, o espaço, o tempo e os restantes participantes, na procura de um sentido de colectivo. De seguida, são dadas um conjunto de tarefas/propostas relacionadas com alguns temas da improvisação que terá lugar logo de seguida, em formato aberto, e com música ao vivo.

Estas sessões têm um princípio, meio e fim, não sendo por isso necessário ter participado em sessões prévias. Destinam-se a todos os interessados (e curiosos) em movimento, dança, teatro e técnicas de improvisação.

Nível aberto a todas as formações.

Oficina De Seda

Esta oficina é uma partilha de um processo coreográfico do espetáculo De Seda. A coreógrafa Marina Nabais convida os participantes a entrarem num universo muito particular, onde movimento, espaço e som se encontram num único objeto artístico.

Para mais informações: De Seda (2015)

Oficina com Livros

Oficina prática, dirigida a crianças, adolescentes e famílias, que tem como objetivo levar a descobrir o livro, enquanto objeto vivo e mutável e sujeito a múltiplas formas de abordagem. Tem como base o espetáculo Corpo-Mapa-Livro.

Para mais informações: Corpo-Mapa-Livro (2016)